Scrapbooking Digital

O nome scrapbook tem origem na palavra scrap (do inglês = recortar) e remete aos primeiros trabalhos que eram feitos com pedaços de tecidos e papéis decorados, colados nas páginas de um livro, caderno ou álbum. Nestes álbuns, as pessoas anotavam viagens feitas, amores escondidos, espetáculos assistidos, ou seja, os momentos por elas vividos. Para dar mais vida a estes registros, ilustravam com tickets, papéis, tecidos, rótulos e o que mais encontravam e queriam deixar como lembranças. Quando a fotografia foi inventada, em 1839, as pessoas passaram a guardá-las como recordação, inclusive dentro destes cadernos e álbuns de memórias. E foi assim que se iniciaram os métodos que conhecemos hoje.

O scrapbooking registra vivências pessoais perpetuando as emoções e recordações através da decoração de fotos. Essa técnica também é usada para fazer convites de aniversários, casamentos, chá de panela, agendas, marcadores de livros, lembrancinhas e muito mais, seja através do scrap artesanal (realizado manualmente com objetos artesanais), do digital (utilizando os recursos digitais) e do híbrido (mesclando o produto artesanal com o digital).

Com a modernização do processo fotográfico, com o surgimento do scanner, programas gráficos e fotografia digital, as câmeras, filmes e impressão, passaram a ser mais acessíveis a um maior número de pessoas. Com isso, a quantidade de álbuns caseiros de fotografia aumentou consideravelmente. A principal diferença entre os primeiros álbuns de scrapbooking e os de hoje são as fotos. Atualmente as fotografias são os elementos de destaque de um álbum, ao contrário do que foi um dia. Os textos e enfeites tornaram-se complementos do cenário da foto e o uso digital dessa arte passou a ser amplamente explorado em todo o mundo.

Encomende uma página digital ou um álbum real de scrapbooking digital!

Este slideshow necessita de JavaScript.

Página Principal


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: